sexta-feira, 6 de setembro de 2013


7 DE SETEMBRO O GRITO DA INDEPENDÊNCIA

Todos nós aprendemos que no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro, às margens do rio Ipiranga, gritou: “Independência ou morte” e, a partir de então, o Brasil se separou de Portugal.
O que significa dizer que o Brasil ficou independente de Portugal? Significa que o Brasil deixou de ser colônia, de ser regido pelas leis de Portugal e, de pagar impostos às autoridades portuguesas.
O Brasil só ficou independente quando ganhou um governo próprio, quando conquistou a liberdade.
Hoje 07 de setembro de 2011, cuja data estamos comemorando a oficialização da soberania da nossa Pátria. Esta data passou a ser o marco histórico em que o povo se constituiu como NAÇÃO. Estamos comemorando 189 anos que o Brasil alcançou sua independência e continua sendo respeitada como nação pelos demais Estados.
Pergunta-se: será que o nosso país pode ser considerado um Estado soberano? É claro que sim. Porque escolhemos e temos como forma e sistema de governo uma República Presidencialista, de modo que, o nosso governo não é submisso ao controle de outro governo.
Atualmente, denominada como República Federativa do Brasil, ou somente BRASIL, devemos honrar e, nos orgulhar de nossa Pátria.
Você já pensou no que significa ser brasileiro? Nós brasileiros somos tão diferentes uns dos outros! Existe brasileiro rico, brasileiro pobre, aquele que mora no campo, o que mora na cidade, o que é analfabeto, o que estudou na universidade, o que vive no Nordeste, o que vive no Sul, o descendente de guaranis, o de japoneses, o de iorubas, o de portugueses, o de italianos, o dono de terras, o que trabalha na terra dos outros, o empresário, o operário, o que está desempregado, o estudante,… Por que nos sentimos todos brasileiros? O que faz alguém ser brasileiro? Seja qual for a resposta o mais importante é respeitar as diferenças e individualidades. Porém, não podemos cruzar os braços perante as injustiças e desigualdades sociais. E sim, lutar pela igualdade de direitos, pela cidadania.
Afinal, o Estado Nacional Brasileiro não nasceu pronto, nem surgiu de uma hora para outra. Ele foi construído. Essa ideia é muito importante: O Brasil como qualquer país, não é natural. Na verdade, é construído e reconstruído até os dias de hoje, e será sempre, enquanto existir. Fazemos parte de uma grande família formada por 200 milhões de habitantes. Apesar de tudo, somo brasileiros e não desistimos nunca!



Emerson Aikanã
Felipe da Silva
8º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário