quinta-feira, 19 de setembro de 2013


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  JORNAL MOACYR  CARAMELLO 

                                          
Chupinguaia-RO, setembro de 2013 – edição 01





Editorial

É com grande satisfação que apresentamos a nossa primeira edição do jornal Moacyr Caramello, disponível para vocês interagirem.
Nossos alunos capricharam com matérias sobre assuntos empolgantes e temas envolvendo o mundo educacional.                                            
O Jornal Moacyr Caramello tem  função educativa, sendo um importante instrumento de exposição de ideias de nossos alunos e apresentação de suas produções em nosso ambiente escolar.
Façam uma ótima leitura!

JVocê confere nessa edição:
Dados sobre a escola, notícias sobre educação, esporte, saúde, dados demográficos sobre a população chupinguaiense, divulgação de eventos da escola e página de entreterimento.
     



A Influência da Internet na vida dos Jovens
Nos dias de hoje, principalmente para os jovens, é impossível pensar nas nossas vidas sem as redes sociais. Segundo Carla Lozano, “social media está mudando nossas vidas e nossa sociedade: Estamos mais sociáveis, mais globais, e mais informados”.

               O Brasil é considerado um dos países que mais possui usuários ativos nas redes sociais e o sexto que fica mais tempo conectado.

              Mas será que a presença destes jovens nas redes sociais não estaria afetando seus estudos e sua vida particular, tornando esses jovens cada vez mais isolados, fisicamente, do convívio e das relações sociais? Por um lado, existem pesquisas que apontam que, devido ao uso das redes sociais, os jovens, hoje, participam mais de atividades extracurriculares e se sentem mais ligados à escola e aos colegas; mas, por outro lado, pesquisas também apontam que esse contato constante com as redes sociais pode gerar depressão e ansiedade.
O importante, então, é orientar o jovem  sobre o uso das redes sociais, para evitar problemas que  venham a afetá-los, no futuro.



Sobre a escola




A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Moacyr Caramello, criada pelo decreto 14979 de 18 de março de 2010, iniciou suas atividades, no dia 08 de fevereiro de 2010, está localizada a Rua Senador Ronaldo Aragão, S/N - Setor 10,em nosso município.
O Sr Moacyr Caramello se tornou patrono desta Escola a pedido da esposa, profª Nancy Caramello, pela sua contribuição à educação com o município de Chupinguaia.
          A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Moacyr Caramello procura oferecer excelência no ensino-aprendizagem à comunidade local e adjacências o Ensino Fundamental de 6o a 9o anos regular, Ensino Médio regular e Projeto de Correção de Fluxo Escolar  -  Ensino Regular –atende ainda 119 alunos de Ensino Médio nas sub-salas dos Distritos de Novo Plano e Guaporé, perfazendo um total de 729 alunos e 43 funcionários.
          Em seu primeiro ano de funcionamento foi administrada pela Professora  Adriana Mendes de Oliveira, através de indicação do governo.
Com a chegada da formação do Conselho Escolar e Gestão Democrática, momento histórico nunca vivenciado pelo Estado de Rondônia, e realidade vivida pela nossa escola cumprindo todos os prazos e tramites legal aconteceu a primeira eleição ficando marcada na história da nossa escola os primeiros gestores eleitos pela comunidade escolar: Vera Lúcia Alves de Lima e Alessandro de Souza Viana.
          Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Moacyr Caramello são em maioria moradores vindos de todos os bairros, linhas e fazendas, pois o município de Chupinguaia oferece na sede apenas duas escolas que atendem o ensino fundamental de 6º ao 9º anos e também é a única escola que oferece o Ensino médio em nosso município, por isto atende alunos de todas as comunidades, sendo os mesmos atendidos pelo transporte escolar.
          Hoje com seus 03 anos de solidificação a Escola Moacyr Caramello é a realização  de um sonho de muitos chupinguaienses vindos das mais diversas regiões do país, edificando a educação de nosso estado e de nosso município.













EDUCAÇÃO




    Seduc informa que já estar disponível o Guia do Participante do ENEM/2013



 


               


                A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que O Guia do Participante – A Redação no Enem 2013 já está disponível para consulta e download, na página do Inep na internet http://portal.inep.gov.br. 
              Além de explicar a metodologia da correção nas redações, o documento contém indicações e explicações sobre o que é cobrado em cada uma das competências avaliadas na prova de redação da edição deste ano do Exame.

            No guia, os estudantes terão contato com redações que receberam a pontuação máxima (nota 1.000) no Enem de 2012. Elas foram selecionadas por terem cumprido todas as exigências relativas às cinco competências avaliadas. Há ainda comentários sobre estrutura, proposta de intervenção e domínio da modalidade escrita formal, entre outros intens.

            Este ano, participarão do exame 7,1 milhões de candidatos, número 24% superior ao total de inscritos na edição de 2012. As provas, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo, dia da redação) de outubro, terão início às 13 horas (horário de Brasília).
            A equipe que acompanhará a correção contará este ano com 9,5 mil corretores. Testes iniciais indicam que 52% das redações terão recursos de ofício para o terceiro corretor, em função da redução da margem de discrepância. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos — na edição anterior, era de 200. As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem até 200 pontos:
I. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


V. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
            Redações com discrepâncias acima de 80 pontos entre as competências também serão revistas por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a revisão caberá a uma banca de especialistas. No ano passado, a prova de redação contou com 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.
            A partir desta edição, também está prevista a anulação das redações que
apresentarem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto, como estabelece o item 14.9.5 do edital do Enem de 2013.

             Este ano, equipes do MEC e do Inep monitoram mais de 70 mil casos que candidatos que requerem atendimento mais cuidadoso, como as lactantes e aqueles que precisam de ledores e transcritores, entre outros.

             O que é o Enem? Quem pode participar? O que cai na prova?  Como utilizar a nota do Enem no Sisu, no Prouni e no Fies? Agora, com um clique você fica sabendo de tudo.
            Você ainda tem alguma dúvida sobre o Enem? Pois então fique em paz. Nada de pânico porque a maioria dos estudantes do Ensino Médio ainda não sabe direito o que é o Exame Nacional do Ensino Médio. As escolas ainda não conseguiram explicar direito em sala de aula bem certinho o que é o Enem, como se preparar, como conseguir uma boa nota, e principalmente o que fazer com a nota. O cursinho Pré-Enem, do grupo Abril Educação, preparou uma apostila completa para você entender o passo a passo de tudo o que está envolvido com o Exame Nacional do Ensino Médio.
            Tirar uma boa nota no Enem é o mesmo que tirar um Passaporte para o futuro. Você pode concorrer aos cursos gratuitos das universidades públicas que acabaram com o vestibular e adotaram o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso. Ou seja, não tem mais vestibular, e vale a nota do Enem. Tem tudo isto explicado na revista gratuita do Pré-Enem.
                E, ainda, a nota do Enem vale como critério de classificação para as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Tem bolsas de 50% e de 100%. Veja os critérios do Prouni para saber em que faixa de renda familiar você se enquadra. Dá para fazer Medicina, Direito, Engenharia e todos os outros cursos pelo Prouni nas melhores universidades particulares do Brasil.
Aluna Mayara O. Almeida, 9º ano A, prof.ª Gabriele






ESPORTE


http://ts2.mm.bing.net/th?id=H.4711120717285377&pid=15.1Governo Federal financia projeto atleta na escola





O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas.       Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

               O Governo Federal, em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, lança o Programa de Formação Esportiva Escolar composto de duas ações:
1) Jogos Escolares: competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo;
2) Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.
Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:
a) Fase escolar: realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação;
b) Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual;
c) Fase estadual: realizada pelo governo estadual;
d) Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).
 http://atletanaescola.mec.gov.br/programa.html




http://ts3.mm.bing.net/th?id=H.4922811039679914&pid=15.1Saúde

   Saúde do cérebro


Todos nós estamos acostumados a ler matérias sobre a cultura corporal, os benefícios da ginástica estética, músculos enrijecidos e menos gordura corporal. Mas o que quase não abordamos nesses temas, e que é de extrema importância falar, é como a prática de atividades físicas apresenta efeitos benéficos na saúde mental.
O cérebro humano é a alma do seu sistema nervoso. Controla actividade involuntárias tal como a respiração, digestão, e o batimento cardíaco, que também é uma função automática do corpo humano. Este órgão também controla outras actividades conscientes que são consideradas actividades de ordem superior como raciocínio, abstracção, e pensamento. O cérebro humano é superior a qualquer outro cérebro de uma outra qualquer espécie conhecida.s
O cérebro é também o centro sob o qual outras características humanas são definidas. A criatividade por exemplo, é uma característica associada ao cérebro. Tal como a personalidade. O cérebro deixa-nos tomar decisões e definir cores e cheiros. Este órgão controla também todas as outras actividades de percepção do corpo humano.
No entanto, o cérebro humano, por muito forte ou invencível que possa parecer, não irá permanecer assim para sempre. Tal como com qualquer outra parte do corpo, o cérebro humano envelhece e enfraquece com o passar do tempo. O estilo de vida e outros factores externos afectam a velocidade do processo de envelhecimento. À medida que vai envelhecendo o cérebro vai ficando mais lento em termos de funcionamento e vai tendo cada vez mais dificuldades de se rejuvenescer. No entanto, existem formas de optimizar o funcionamento do cérebro reduzindo o impacto do envelhecimento no mesmo. Veja em seguida algumas dicas que o podem ajudar.
1 – Tenha um estilo de vida saudável
O cérebro é parte integrante da anatomia humana. É provavelmente o órgão mais importante do corpo, mas claro, todos sabemos que cada órgão trabalha para o correcto funcionamento de todos os outros. O cérebro está sempre sujeito ao estilo de vida que o seu dono leva. No caso da pessoa gostar demasiado de álcool, pode não usufruir de todas as potencialidades do seu cérebro. O álcool e algumas outras substâncias destroem as células que compõem o cérebro. Sendo o cérebro um órgão que não pode ser substituído e que terá de viver com o seu durante toda a vida, convêm que o preserve. Portanto tente ter um estilo de vida saudável.
2 – Coma os alimentos certos
Comer os grupos alimentares certos irá claramente trazer benefícios para o seu cérebro. O cérebro é a parte mais activa do corpo humano. Mesmo quando um dorme, o cérebro permanece activo e vibrante. O seu cérebro irá agradecer se comer de forma equilibrada os grupos alimentares certos. Infelizmente quando pensamos em melhorar a nossa dieta apenas o fazemos para melhorar o nosso aspecto exterior esquecendo-nos que quem mais beneficia com a nossa opção é mesmo o nosso corpo a nível interno.
3 – Dedique algum tempo ao exercício físico
O exercício físico não é apenas saudável para o seu corpo, é também bastante saudável para a sua mente. Como tal o seu cérebro beneficia em grande escala de um estilo de vida mais balanceado.
4 – Liberte-se do stress sempre que possa
Nos dias que correm com toda a competitividade e velocidade com que vivemos o nosso cérebro está sujeito mais do que nunca a pressões que podem trazer complicação no futuro. Tire pelo menos um dia por mês para relaxar, para esquecer os problemas e dormir uma noite tranquila. Será como um respirar fundo para o seu cérebro. A meditação pode ser também uma forma de reduzir o stress, dedique algum tempo a aprender a meditar e verá que não se vai arrepender.
5 – Dedique algum tempo à leitura ou a actividades intelectuais
Porque o seu cérebro é como um músculo e precisa de exercício, dedique menos tempo à televisão e delicie-se com um bom livro ou então pondere alguns jogos como o xadrez. Lembre-se que quem passa demasiado tempo sentado sem exercício físico atrofia e perde elasticidade, com o seu cérebro acontece a mesma coisa quando não é estimulado.
cérebro humano é um órgão como outro qualquer, portanto vale a pena cuidar dele tal como cuida da sua pele ou da sua higiene diária, não só cuidar da parte física como da parte intelectual.





Eventos da escola





Atenção alunos preparem-se!!!
Acontecerá sexta-feira 20 de setembro de 2013 no ginásio poliespotivo municipal a terceira interclasse esportiva organizada pelo professor de educação fisica Luiz Alberto, corram e façam as suas incrições.
Obs. Não formar times com classe diferentes.



Dia 26 de setembro encerra o terceiro bimestre, fique http://ts3.mm.bing.net/th?id=H.4614380871878482&pid=15.1 atento nas atividades e entregue os trabalhos em dia para não ficar no vermelho.
Aquele que semeia na estação certa, não mendingará o pão.”




     Entreterimento Moacy Caramello







Charadas

A)O que o que é tem asa mais não voa tem pernas mais não anda tem bico mais não bica tem olhos mais não enxerga?
B) É redondo, tem um buraquinho no meio , tem apenas 2 letras cuja a primeira é C?
C) o que pode ter mais de 36 acentos?
D)Qual é a comida q liga e desliga?


Respostas das charadas: A) Passarinho morto B) CD  C) Ônibus  D) estrogONOFF!



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQJXvuLKQ-NZotXNGQDiFy-d8MeUNfwwTfIisQZTO9p48pkFPR22Ik7wff27MXIQ45kXUqXHxl9pJLLAeWdQkHpAfLXGm-wG54vKZvV1LFpL6vPDzr5POn6ijAffthyphenhyphengaj_AjvEhgfMHS-/s1600/charge.jpg





























































terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ética Jornalística ( postado por Jéssica Taynara Godoy de Souza 1º ano C)


  ÉTICA

 

              A palavra ética é originária do grego “ethos”, que significa “modo de ser” e mesmo em épocas de capitalismo selvagem a ética deve prevalecer. A ética não é uma lei, mas as leis têm como princípios básicos a ética. No mundo dos negócios, geralmente boa parte das empresas defendem a ética em suas relações comerciais com fornecedores, colaboradores e seus clientes, mas, por outro lado, infelizmente existem Organizações que abrem mão do que é considerado ético, em função de uma palavra cada dia mais usada, ou seja: resultados”. Para este grupo, pelo resultado vale tudo.
            No atual momento em que ocorrem no País vários movimentos em prol de “mudanças”, não é possível nos isolarmos do conceito éticae passarmos a ignorarmos este conjunto de princípios em nossas vidas, tanto no âmbito profissional como pessoal e, principalmente, no Mundo dos Negócios. Portanto, não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. E no mundo da informação é contudo imprescindível salientar a dimensão ética como parte inteira.

            Basicamente pelo que eu pude compreender a Ética é o conjunto de normas e princípios que devem ser usados tando dentro como fora do âmbito profissional como pessoal...

ÉTICA NO MUNDO DA INFORMAÇÃO( Postado pela aluna Daniela Cerozini Marim 1º ano C)



          Sem dúvida nenhuma, fatos relevantes são notícias que o povo quer ver, mas nem sempre o que as emissoras de TV, rádios, jornais e revistas divulgam, são necessariamente verdades jornalisticamente éticas e incontestáveis. No atual contexto, em que o capitalismo dita as regras da economia, tudo passa a ter seu valor mercadológico, inclusive a notícia. Até aí, tudo bem. Mas notícia como mercadoria pode e deve ser tratada dentro dos princípios da conduta ética e profissional, tendo como objetivo, acima de tudo, oferecer boa qualidade de informação e satisfazer às necessidades de consumo dos leitores com um produto fidedigno. E este aprendizado sobre o que é ético e o que não é começa nas escolas de jornalismo.
            Parece estarmos vivendo numa "redoma de vidro", em que a ética do jornalista em si por vezes tem de ser deixada para trás, a fim de o jornalista não se ariscar a perder o emprego ou por medo de simplesmente não acatar a "ética" do veículo a que se trabalha. E é justamente nesta "ética" do veículo que se encontram os interesses escusos que geralmente caminham em sentido contrário ao Código de Ética que rege a conduta moral e legal do jornalista.
          A conseqüência do monopólio dos meios de comunicação, da pressa inerente ao jornalismo, da briga acirrada e diária pela notícia exclusiva ou da guerra pela audiência é que os jornalistas e seus patrões muitas vezes se afastam da conduta ética e oferecem ao público uma informação de má qualidade. Neste momento em que a lógica do espetáculo e do entretenimento contamina os veículos jornalísticos, em que as megafusões de empresas de comunicação aumentam como nunca o poder da mídia em todo o mundo, há uma significativa perda de valores de cunho ético e jornalístico entre exercício da profissão e dos profissionais envolvidos no contexto.
          Baseando-se no art. 6º do Código de Ética, a conduta profissional do jornalista, o exercício da profissão do jornalista é uma atividade de natureza social e com finalidade pública, subordinada, portanto, ao Código de Ética. Código que constantemente é desrespeitado.
           O compromisso fundamental do jornalista com a verdade dos fatos e o seu trabalho parecem nem sempre estarem pautados diariamente em todos os meios de comunicação, pela precisão da apuração dos acontecimentos e sua correta informação. Porém, diariamente, vemos jornalistas atentando contra a moral e os bons costumes das pessoas. Este é um exemplo de delito grave, dizer que fulano cometeu um crime, mas que na verdade ele não cometeu, porque ainda não foi julgado e condenado pela Justiça.
        É inaceitável, segundo o Código de Ética do Jornalista, que o jornalista concorde com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual. Assim como é imprescindível que ele respeite o direito à privacidade do cidadão. Além de ainda dever evitar a divulgação de fatos com interesse favorecimento pessoal ou vantagens econômicas e de caráter mórbido contrário aos valores humanos.
          Mas o mais importante ao meu ver: "o jornalista sempre deve ouvir antes da divulgação d todas as pessoas objetos de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas”.
        Portanto, os desvios de interpretação durante uma entrevista e/ou depois na construção deturpada de um texto, podem ter vários motivos: o desejo de autopromoção do repórter em fazer um "furo de reportagem"; a mudança de rumo dos fatos, dando-lhe outros significados e sentidos, a fim de satisfazer a linha editorial do veículo de comunicação - supondo que o que mais interessa é a "ética" do meio de comunicação em questão; e talvez a necessidade de transformar aquela pauta morna em algo mais interessante, que renda quem sabe até uma manchete de primeira página; a montagem tendenciosa na edição, entre outros recursos de manipulação dos fatos.
           Embora cada um dos motivos citados seja diferente, todos são desvios de conduta ética jornalística. Isso é algo deprimente para a categoria dos jornalistas que consideram os valores morais e éticos essenciais para o bom desempenho do exercício da profissão e, conseqüentemente, do profissional.
          De acordo com a Declaração Internacional de princípios para a conduta dos jornalistas, é proclamada como um padrão coletar, transmitir, publicar e comentar notícia e descrever acontecimentos. No entanto, o jornalista deverá considerar como graves delitos plágio, deturpação maliciosa, calúnia, injúria, difamação e suborno em troca de publicação ou omissão de notícias, já mencionados à cima. Mesmo assim, tais delitos continuam sendo feitos por jornalistas que não pautam pela ética no exercício da profissão.

Código de Ética do Jornalista(pesquisa feita pela aluna Nayara Silva 1ºano C)


Códigos de ÉTICA
 
Código de Ética do Jornalista
O Código de Ética do Jornalista fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.
I - Do Direito à informação.
Art. 1º - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
Art. 2º - A Divulgação de informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade.
Art. 3º - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
Art. 4º - A prestação de informações pelas instituições públicas, privadas e paticulares, cujas atividades produzem efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social.
Art. 5º - A obstrução direta ou indireta á uma divulgação da informação e aplicação de censura ou autocensura, é delito contra a sociedade.

II - Da Conduta Profissional do jornalista
Art. 6º - O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, e de finalidade pública, subordinado ao presente Código de Ética.
Art. 7º - O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.
Art. 8º - Sempre que considerar correta e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade das suas fontes de informação.
Art. 9º - É dever do jornalista:
a) Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público.
b) Lutar pela liberdade de pensamento e expressão.
c) defender o livre exercício da profissão. d) Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
e) Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e a opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
f) Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
g) Respeitar o direito à privacidade do cidadão.
h) Prestigiar as entidades representativas e democráticas da categoria.
Art. 10º - O jornalista não pode:
a) Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com tabela fixada por sua entidade de classe.
b) Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
c) Frustar a manifestação de opiniões divergentes ou impedir o livre debate.
d) Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais ou de sexo. Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.
III - Da Responsabilidade Profissional do Jornalista
Art. 11º- O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.
Art. 12º - Em todos os seus direitos e responsabilidades o jornalista terá apoio e respaldo das entidades representativas da categoria.
Art. 13º - O jornalista deve evitar a divulgação de fatos:
a) Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.
b) De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.
Art. 14º - O jornalista deve:
a) Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.
b) Tratar com respeito a todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
Art. 15º - O jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas na matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.
Art. 16º - O jornalista deve pugnar pelo exercício da soberania nacional, em seus aspectos político, econômico e social, e pela prevalência da vontade da maioria da sociedade, respeitados os direitos das minorias.
Art. 17º - O jornalista deve preservar a língua e a cultura nacionais.
IV - Aplicação do Código de Ética
Art. 18º - As transgressões ao presente Código de Ética serão apuradas e apreciadas pela Comissão de Ética.
Parágrafo 1º - A comissão de Ética será eleita em Assembléia Geral da categoria, por voto secreto, especialmente convocada para este fim.
Parágrafo 2º - A Comissão de Ética terá cinco membros com mandato coincidente com o do diretoria Sindical.
Art. 19º - Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética ficam sujeitos gradativamente às seguintes penalidades:
a) Aos associados do Sindicato, de observação, advertência, suspensão ou exclusão do quadro social do Sindicato.
b) Aos não associados, de observação, advertência pública, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do Sindicato.
Art. 20º - Por iniciativa de qualquer jornalista, cidadão ou instituição atingidos, poderá ser dirigida representação escrita e identificada à Comissão de Ética para que seja apurada a existência de transgressões cometida por jornalista.
Art. 21º - Recebida a representação, a Comissão de Ética decidirá sua aceitação fundamentada ou, se notadamente incabível, determinará seu arquivamento, tornando pública a decisão, se necessário.
Art. 22º - A aplicação de penalidade deve ser procedimento de prévia audiência do jornalista, objeto de representação, sob pena de nulidade.
Parágrafo 1º - A audiência deve ser convocada por escrito, pela Comissão de Ética, mediante sistema que comprove o recebimento da respectiva notificação, realizar-se-á no prazo de 10 dias a contar da data de vencimento do mesmo.
Parágrafo 2º - O jornalista poderá apresentar respostas escrita no prazo do parágrafo anterior, ou apresentar suas razões oralmente, no ato da audiência.
Parágrafo 3º - A não observância pelo jornalista dos prazos previstos neste Artigo, implica na aceitação dos termos da representação.
Art. 23º - Havendo ou não resposta, a Comissão de Ética dará seu parecer no prazo máximo de 10 dias, contados da data marcada para a audiência.
Art. 24º - Os jornalistas atingidos pelas penas de advertência e suspensão, podem recorrer à Assembléia Geral da categoria. As penas máximas só poderão ser aplicadas após prévio referendo da Assembléia Geral especialmente convocada para este fim.
Art. 25º - A notória intenção de prejudicar o jornalistas manifesta em caso de representação sem o necessário fundamento, será objeto de censura pública contra o seu autor.
Art. 26º - O presente Código de Ética entrará em vigor após a homologação em Assembléia Geral de Jornalistas, especialmente convocada por este fim.
Art. 27º - Qualquer modificação neste Código somente poderá ser feita em Congresso Nacional de Jornalistas mediante proposição subscrita no mínimo por 10 delegações representantes de Sindicato de Jornalistas.


Fonte:http://www.dhnet.org.br/direitos/codetica/codetica_brasil/jornbr.html