sexta-feira, 6 de setembro de 2013



 Oração pela Pátria

"Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança." Salmos 33:12


Pensamento: Muitos pensam que esta nação é um reino, um país ou uma patria, mas na verdade, feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu, então podemos dizer que esta nação é a Igreja. Isso mesmo, somos a nação eleita do Senhor, comprada pelo precioso sangue de Jesus. Portanto, nós que nascemos de novo, devemos nos portar de modo digno da nossa nova pátria; que sejamos dela embaixadores, peregrinos nesse mundo estranho, até que o Senhor nos conceda ir para o céu, e lá nos alegraremos no nosso Deus e Salvador.


Oração: Obrigado Pai por ter me alcançado e me convidado para fazer parte dessa grande nação eleita. E o Senhor diz que somos felizes, pois nosso Deus é o Senhor. Obrigado mesmo Pai por nos ter escolhido para Sua herança. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


Liliane Norberto de Oliveira
Mariana Gabriela de Almeida Velasco
Suelen Sharon Bianchini
8º ano B 
                               

Símbolos Nacionais Brasileiros





Símbolos Nacionais Brasileiros

Os Símbolos Nacionais do Brasil foram instituídos através da Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Esta lei além de estabelecer quais são os símbolos nacionais, também determina sobre como estes símbolos  devem ser usados, padrões e formatos, significados, entre outros. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Sendo assim, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são:  a Bandeira Nacional; o Hino Nacional; as Armas Nacionais; e  o Selo Nacional.
Em 18 de setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.

Bandeira Nacional



A Bandeira Nacional  foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, onde o escudo Imperial português dentro do losango amarelo foi substituído por um círculo azul com estrelas na cor branca. A esfera azul de nossa bandeira  representa nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas.
No dia 19 de novembro comemora-se o dia da bandeira.

Armas Nacionais

As Armas Nacionais ou  Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Em  outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda).
É obrigatório o uso das armas nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, e também  nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites entre outros).

Selo Nacional


Selo Nacional
O Selo Nacional é utilizado para  autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É constituído por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.

Hino Nacional

Hino Nacional
O Hino Nacional  foi composto por  Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existem várias  regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino, entre elas o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em determinadas situações,  entre elas: solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas.

Hino Nacional Brasileiro
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Glossário do Hino:
  • Margens plácidas - "Plácida" significa serena. Calma.
  • Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
  • Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
  • Penhor - Usado de maneira metafórica(figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
  • Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
  • Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo.
  • Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
  • Fulguras - fulgurante (reluzente, brilhante).
  • Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
  • Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
  • Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
  • Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra
  •  
  •  
                                                                                                  Isabela Cristina da Silva Araújo
Rafaela Gonsalves  da Silva
8º ano B

7 DE SETEMBRO O GRITO DA INDEPENDÊNCIA

Todos nós aprendemos que no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro, às margens do rio Ipiranga, gritou: “Independência ou morte” e, a partir de então, o Brasil se separou de Portugal.
O que significa dizer que o Brasil ficou independente de Portugal? Significa que o Brasil deixou de ser colônia, de ser regido pelas leis de Portugal e, de pagar impostos às autoridades portuguesas.
O Brasil só ficou independente quando ganhou um governo próprio, quando conquistou a liberdade.
Hoje 07 de setembro de 2011, cuja data estamos comemorando a oficialização da soberania da nossa Pátria. Esta data passou a ser o marco histórico em que o povo se constituiu como NAÇÃO. Estamos comemorando 189 anos que o Brasil alcançou sua independência e continua sendo respeitada como nação pelos demais Estados.
Pergunta-se: será que o nosso país pode ser considerado um Estado soberano? É claro que sim. Porque escolhemos e temos como forma e sistema de governo uma República Presidencialista, de modo que, o nosso governo não é submisso ao controle de outro governo.
Atualmente, denominada como República Federativa do Brasil, ou somente BRASIL, devemos honrar e, nos orgulhar de nossa Pátria.
Você já pensou no que significa ser brasileiro? Nós brasileiros somos tão diferentes uns dos outros! Existe brasileiro rico, brasileiro pobre, aquele que mora no campo, o que mora na cidade, o que é analfabeto, o que estudou na universidade, o que vive no Nordeste, o que vive no Sul, o descendente de guaranis, o de japoneses, o de iorubas, o de portugueses, o de italianos, o dono de terras, o que trabalha na terra dos outros, o empresário, o operário, o que está desempregado, o estudante,… Por que nos sentimos todos brasileiros? O que faz alguém ser brasileiro? Seja qual for a resposta o mais importante é respeitar as diferenças e individualidades. Porém, não podemos cruzar os braços perante as injustiças e desigualdades sociais. E sim, lutar pela igualdade de direitos, pela cidadania.
Afinal, o Estado Nacional Brasileiro não nasceu pronto, nem surgiu de uma hora para outra. Ele foi construído. Essa ideia é muito importante: O Brasil como qualquer país, não é natural. Na verdade, é construído e reconstruído até os dias de hoje, e será sempre, enquanto existir. Fazemos parte de uma grande família formada por 200 milhões de habitantes. Apesar de tudo, somo brasileiros e não desistimos nunca!



Emerson Aikanã
Felipe da Silva
8º ano A

JornaL Moacyr Caramello
Chupinguaia-RO, 05 a 12 de Setembro de 2013 , Edição 01 jornalmoacyrcaramello.blogspot.com








Hino da Independência do Brasil

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.



Euller Carneiro dos Santos
8º ano 


JORNAL MOACYR CARAMELLO
                                  

                            O Grito da Independência





Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
    O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.


ALUNAS: DEBORA, CAMILA , AURIANE
 

Jornal moacyr caramello
chupinnguaia-RO, 06 de setenbro de 2013
edição 01
jornalmoacyrcaramello.blogspot.com

Grito da Independência às margens do Ipiranga
História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Causas:

- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico

- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Medidas pré independência:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

- Organização a Marinha de Guerra

- Convocou uma Assembleia Constituinte;

- Determinou o retornou das tropas portuguesas;

- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.

- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.

A Proclamação da Independência
 
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

Pós Independência

- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;

  • Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.  


Sergio Paulo Oliveira dos Santos
Gabriel Calaça
8º ano “A”

Oração pela Pátria

Jornal Moacyr
Caramello
Chupinguaia – RO, 06 de Setembro de 2013

 



Alessandra Almeida Gomes
Mariana Ribeiro de Oliverira
                                                                      8º ano "A"

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Encontro para socialização das ações DIA "D"

           No dia quatro de Setembro do ano 2013, as oito horas da manhã,  gestores e professores representantes das escolas estaduais de reuniram nas dependências da CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do estado de Rondônia,  na cidade de Vilhena para socializarem as ações traçadas no dia "D".
Representando a Escola estadual Moacyr Caramello estavam o Gestor Alessandro de Souza Viana e a professora de Língua portuguesa Daiane Cristina Ferraz.